À medida que a certificação de identidade digital se torna mais difundida no país, o que acontece com os franceses que vivem no exterior?
Durante seu discurso aos representantes eleitos da Assembleia dos Cidadãos Franceses no Exterior (AFE), o Ministro Delegado, Laurent Saint-Martin, anunciou o lançamento de uma experiência voltada para expatriados. Onde está esse projeto e quais benefícios ele trará?
Para esclarecer a situação, o Lesfrancais.press contatou diretamente a Direção de Franceses no Exterior e Administração Consular (DFAE). Boas notícias: fomos informados de que a “identidade digital certificada de alto nível” deverá estar acessível a todos os cidadãos franceses no exterior “até o final do primeiro semestre de 2025 “.
Lesfrancais.press: Você pode primeiro nos lembrar o que é identidade digital?
Direção de Franceses no Exterior e Administração Consular (DFAE) : “Os titulares de um
cartão de identidade nacional eletrônico (CNIe) podem, ao usar o aplicativo France Identité de um smartphone compatível, se beneficiar de um certo número de funcionalidades permitidas pela identidade digital.”

Existem dois níveis de identidade digital soberana:
- Identidade digital simples, que pode ser usada com um CNIe e o aplicativo France Identité sem certificação de identidade digital. Esta identidade digital simples permite o acesso, via France Connect, a inúmeros serviços on-line (impostos, saúde, aposentadoria, etc.), gerar e enviar um comprovante de identidade de uso único para uma organização, importar sua carteira de habilitação para o aplicativo France Identity;
“Com a identidade digital certificada de alto nível (…) os franceses no exterior poderão acessar novos procedimentos remotamente, sem precisar ir ao consulado.” Direção de Franceses no Exterior e Administração Consular (DFAE)
- Identidade digital certificada, de alto nível, que exige que a identidade digital seja certificada no contexto de uma comparência pessoal e que permite realizar remotamente procedimentos sensíveis que até agora exigiam comparecer perante uma autoridade autorizada para comprovar a identidade.
Lesfrancais.press: Atualmente em desenvolvimento na França, a certificação de identidade digital também está chegando aos franceses no exterior. Você poderia nos lembrar da utilidade dessa certificação?
DFAE : “As possibilidades oferecidas pela identidade digital certificada de alto nível France Identité são de particular interesse para os franceses no exterior. Eles poderão, de fato, acessar novos procedimentos remotamente, sem precisar ir ao consulado, de onde muitas vezes estão distantes, incluindo:
- A desmaterialização completa das procurações de voto, evitando assim que o utilizador tenha de se deslocar ao consulado ou a um cônsul honorário de nacionalidade francesa para provar a sua identidade;
- Identificação do eleitor para votação pela Internet
- Identificação como parte do experimento de renovação remota de passaporte no Canadá e em Portugal, com uma extensão planejada deste experimento para a Austrália e Espanha;
- Conexão com o FranceConnect +, o que muitas vezes causa dificuldades para usuários que moram no exterior.
Lesfrancais.press: Para os franceses no exterior, está prevista uma fase experimental, certo? Quanto tempo vai durar?
DFAE: “De fato, uma fase piloto começou em 3 de março em seis postos consulares: Bucareste, Barcelona, Madri, Nova York, São Francisco e Cingapura.“
“Está previsto oferecer identidade digital certificada de alto nível em toda a rede consular até o final do primeiro semestre de 2025.” Certificação de identidade digital para todos os cidadãos franceses no exterior até o final de junho de 2025.
Com base nos testes e no feedback muito positivo, está previsto oferecer identidade digital certificada de alto nível em toda a rede consular até o final do primeiro semestre de 2025.
Lesfrancais.press: Especificamente, para os cidadãos franceses vinculados a esses seis consulados, quais medidas eles devem tomar para ter sua identidade digital certificada?
DFAE: Para obter uma identidade digital certificada, é necessário ter um cartão de identidade eletrônico nacional (CNIe) em formato de cartão bancário e um smartphone. Os usuários que já possuem um CNIe podem instalar o aplicativo “France Identité” em seus smartphones a qualquer momento e se conectar via France Connect.

Eles podem então criar sua identidade digital e solicitar sua certificação no aplicativo “France Identité”. Eles são convidados a seguir os passos até obterem o QR Code para apresentar ao consulado.
Os usuários também podem solicitar a certificação de sua identidade digital quando receberem seu novo cartão de identidade nacional:
- Quando seu novo documento de identidade nacional chega ao consulado, os usuários recebem um SMS ou e-mail contendo um link de ativação para instalar o aplicativo “France Identité”. Eles são convidados a seguir os passos indicados até obterem um QR Code
- Durante a consulta, eles apresentam este QR Code.
Eles então recebem uma notificação dentro de dois dias com um link de ativação válido por 72 horas. »
Lesfrancais.press: É preciso estar registrado no registro de cidadãos franceses no exterior para concluir esta certificação de identidade digital no consulado? Caso contrário, ainda é recomendado?
DFAE: “O registro no Registro de Franceses Residentes no Exterior não é obrigatório para a certificação da identidade digital. No entanto, é altamente recomendado em geral. Permite que os serviços consulares comuniquem informações importantes aos usuários (sobre eleições, segurança ou em caso de eventos especiais) e entrem em contato com seus entes queridos em caso de emergência. Além disso, facilita os procedimentos com os consulados.“
Baixe o aplicativo France Identity
Fonte: LesFrancais